APRESENTAÇÃO DE CANDIDATOS DO PROCESSO DE ESCOLHA DO CONSELHO TUTELAR DE MANGA PLEITO 2024/2028

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em conjunto com a Comissão Especial e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na Quarta-Feira (23/08), a apresentação dos candidatos às Eleições Unificadas para o Conselho Tutelar 2023 do Município de Manga - MG.

O processo de escolha dos conselheiros tutelares consiste em diversas etapas, incluindo a inscrição dos candidatos, apresentação de documentos, avaliação escrita, relatório psicossocial, apresentação dos candidatos e a votação popular. A divulgação dos candidatos à população é uma etapa importante para garantir a transparência e a participação ativa da comunidade nesse processo.

São 13 candidatos concorrendo às 5 vagas para titular de conselheiro tutelar, com duração do mandato de 04 anos, os Eleitos terão mandato a partir de 10 de janeiro de 2024, que se apresentaram ao público.

As eleições acontecerão no dia 01 de outubro de 2023, na Escola Estadual Presidente Olegário Maciel, Centro, das 8h às 17h. Cada eleitor, apto junto à justiça eleitoral, poderá votar em um único candidato. Os Eleitores deverão levar titulo e/ou documento com foto.

Cada candidato pode fazer o uso da palavra para se apresentar em vídeo e expor os motivos que o levaram a se candidatar à uma vaga para o conselho tutelar, conforme vídeos que fora exposto para todos no sitio da Prefeitura.

Em suma, é importante elucidar a toda a comunidade que O Conselho Tutelar desempenha um papel crucial na promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes no município, atuando de forma independente na fiscalização e encaminhamento de situações que envolvam possíveis violações desses direitos.  E que a escolha dos conselheiros tutelares, embora seja facultativo, é um processo democrático e participativo, que busca selecionar os profissionais mais capacitados e comprometidos com a causa. Diante disso, a mobilização de todos nesse processo é de grandiosa valia contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para as futuras gerações.

Compartilhe!