Fazer o descarte correto dos pneus em desuso e evitar a proliferação dos focos do Aedes Aegypt – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esse foi o objetivo de uma ação realizada pela Prefeitura de Manga, por meio da Vigilância Sanitária (VISA) e do Departamento de Agronegócio e de Desenvolvimento Sustentável, em que foi recolhido quase 1500 pneus inservíveis no município.

A atividade de recolhimento teve início neste ano; os pneus coletados foram encaminhados a Reciclanip, uma empresa nacional que trabalha com a logística reversa do material, transformando-os, em fonte de energia. Vale destacar que, a Reciclanip foi criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli, Continental e a Dunlo, no intuito de preservar a natureza e a qualidade de vida e o bem-estar da população.

As principais destinações dos pneus são para a produção de combustível alternativo, utilizado em fornos de cimenteiras; confecção de tapetes de automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas; adição à massa asfáltica de pó de borracha; e para fabricação de solas de calçados e dutos de águas pluviais.

Segundo a engenheira ambiental, Aline Cristina Vieira, os pneus foram recolhidos na área rural e urbana, e a expectativa é executar outras ações similares a essa, para evitar a contaminação do meio ambiente e diminuir a proliferação do Aedes Aegypt no município. “Foi uma ação muito produtiva, toda a equipe se empenhou para alcançar esse número expressivo de pneus coletados. Esperamos que a população também se sensibilize e abrace essa causa com a gente”, disse.

O agente comunitário de Endemias da VISA, Carlos Cardoso, ressaltou que, a ação veio para somar às outras atividades que são executadas, constantemente, no município. “É uma forma de chamar a atenção da população para hábitos de combate à dengue e de deixar a cidade mais limpa”, comentou.

Para o fiscal sanitário da VISA, Adenilton Monção, foi uma ação que beneficiou toda a população. “Agradeço a todos os colegas que contribuíram para o sucesso dessa ação”, disse.

Data de publicação: 22/04/2019