A Prefeitura de Manga, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, realizou no dia 22 d enovembro,a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi uma ação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o objetivo foi debater e elaborar com os participantes, diretrizes para a implementação de um plano decenal e elaborar a lei orçamentária para 2019.

A conferência aconteceu no Salão de Eventos Excalibur e contou com a presença de representantes de órgãos públicos, autoridades, sociedade civil e alunos da rede municipal e estadual. O evento foi marcado pelas apresentações artísticas dos alunos da Escola Estadual Presidente Olegário Maciel e dos participantes do grupo Desbravadores e do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos.

Nesta edição foram trabalhados eixos temático sobre: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Segundo a presidente do CMDCA, Raquel Amarantes, a conferência é um espaço de fortalecimento da democracia e da participação popular na melhoria das cidades, dos estados e da federação. Ela ressalta que, foram inúmeros os avanços já conquistados no Brasil por meio das conferências e devem-se torná-las cada vez mais fortes e potentes.

“Essa conferência é de extrema importância para a sociedade, em geral, pois suscita o protagonismo juvenil de constituir um espaço de expressão, de inserção na política e de reflexão e, de ação na construção de uma cidade que efetive cada vez mais os direitos das crianças e adolescentes, afirmou.

Representando o prefeito de Manga, o secretário municipal de Governo, Henrique Fraga, destacou que a administração não tem medido esforços para a promoção de políticas públicas que consolidem os direitos das crianças e dos adolescentes.

“Esperamos que, através dessa conferência, possamos fortalecer essa parceria com a sociedade civil e o poder público para juntos, buscarmos propostas que resolvam a questão do enfrentamento da violência promovida ao público dessa discussão”, disse.

A secretária municipal de Promoção Social, Cleide Mota, pronunciou-se sobre o papel dos adultos como parceiros no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. “Essa conferência é um momento de refletirmos sobre temas tão complexos que atingem as crianças e os adolescentes e elaborarmos propostas que possam definitivamente transformar as suas vidas e garantir aquilo que lhe é de direito. Nós adultos, e principalmente os pais, devemos também assumir a responsabilidade de garantir uma qualidade de vida a este público que é o futuro do nosso país”, comentou.

Data de publicação: 23/11/2018

Créditos: Assessoria de Comunicação