Durante todo o mês de outubro todas as Unidades Básicas de Saúde – UBSs, do município estarão realizando atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama e colo do útero.

O mês de Outubro é conhecido mundialmente como um mês relacionado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, também, o câncer do colo do útero para promover a conscientização sobre as doenças.
A Prefeitura de Manga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve a Campanha Outubro Rosa 2022 com o tema: “Um toque que pode mudar sua vida”, como forma de incentivar o autoexame, realizado pela própria mulher, apalpando os seios, considerado como uma forma de prevenção.
Abrindo as atividades da Campanha Outubro Rosa no município o PSF Arvoredo e Cruzeiro realizou na tarde dessa quarta-feira (5/10), um encontro com mulheres, onde o principal objetivo foi a conscientização sobre as principais formas de prevenção do câncer de mama e colo do útero, com foco em sensibilizar essas mulheres a realizarem o exame de prevenção, o PCCU, e o autoexame das mamas.
Houve palestras com as médicas Larissa Dourado e Valéria Coutinho, que abordaram o tema de maneira clara e objetiva com a interação das mulheres presentes. Depois das orientações e dicas de como agir para prevenir e cuidar da doença foi realizado sorteio de brindes e distribuição de lanche.
Quando se trata de câncer de mama e do colo do útero, toda mulher precisa se prevenir.
Não vacile: “Se conheça, se ame, se cuide, se toque.”
Em caso de dúvidas consulte sempre o seu médico.
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Data de publicação: 07/10/2022