DELEGADOS ELEITOS PARTICIPAM DA V CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL EM BELO HORIZONTE

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais - CES-MG e a Secretaria de Estado de Saúde - SES-MG realizaram, de 25 a 27 de novembro de 2022, em Belo Horizonte, a V Conferência Estadual de Saúde Mental, um importante encontro participativo que reuniu 700 delegadas e delegados em torno do tema: "A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".
Participaram da Conferência representando o município de Manga os delegados eleitos na Conferência Municipal de Saúde Mental: vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Cassília Rodrigues (gestão); coordenador do Caps 1, Weber Marra (trabalhador da saúde); o agente comunitário de Saúde, Ernando Alves (trabalhador da saúde), e a produtora rural, Emília Torres (representante dos usuários).
A programação contou com palestras, debates, grupo de trabalho, plenárias, apresentação de propostas e eleição de delegados para conferência nacional.
Os delegados apresentaram as propostas elaboradas durante a Conferência Municipal para melhoria das políticas públicas de saúde mental, propostas estas que serão encaminhadas para a Conferência Nacional que será realizada em Brasília (DF), em 2023.
Segundo a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Cassília Rodrigues as Conferências propiciam ampla participação e representação da sociedade, consolidam a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.
A participação de Manga no evento demonstra o compromisso da Gestão Manga Mais Feliz na qualificação e melhoria dos serviços de saúde mental no município.
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Data de publicação: 02/12/2022