Num papo descontraído e cheio de informações diversas mulheres participaram da ação da Campanha Outubro Rosa no PSF Tamuá na manhã dessa sexta-feira (7/10).

A enfermeira Anne Brunielle Abreu ensinou como fazer o autoexame e passou outras orientações sobre a doença para um público bastante interessado.
A aposentada Aury Gomes de Araújo compartilhou com as outras mulheres sua história de luta contra a doença desde o descobrimento até a cirurgia e a cura.
- Descobrindo cedo, tem cura. Esse é o momento de a gente se unir em prol de outras pessoas. Estes depoimentos ajudam as mulheres a se fortalecerem, destaca a enfermeira Anne Brunielle.
Dona Aury relatou os momentos difíceis que atravessou, e disse ainda que na fase da descoberta da doença o apoio de familiares e amigos é determinante.
- É importante você se tocar e se conhecer. Descobri que estava com a doença porque fiz o autoexame, que é de fundamental importância. O câncer de mama tem cura se for descoberto no início. Passei por tratamentos nesses momentos difíceis, mas contei com a ajuda de familiares e amigos. Acreditei, minha fé foi maior e hoje estou curada, declara.
Houve ainda momento de descontração com a distribuição de lanche, brindes e lembrancinhas.
Durante o mês de outubro todas as Unidades Básicas de Saúde – UBSs, do município estarão realizando atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama e colo do útero, evidenciando a importância do toque, do autoexame.
Quando se trata de câncer de mama e do colo do útero, toda mulher precisa se prevenir.
O autoexame é vital no tratamento e na cura.
Não vacile: “Se conheça, se ame, se cuide, se toque.”
Prefeitura de Manga. Cuidando da nossa gente.

Data de publicação: 07/10/2022

Compartilhe!