A Prefeitura de Manga através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) irá promover durante os dias 15 a 30 de setembro uma campanha de conscientização do Setembro Amarelo. O objetivo é alertar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam quase 97% dos casos de morte por suicídio no Brasil.

A programação da campanha está voltada a ações de divulgação e mobilização da comunidade acerca do tema da prevenção ao suicídio; trabalhar a educação em saúde mental com familiares e pacientes do CAPS; e desenvolver atividades de formação continuada com as equipes de profissionais do PSF e das escolas municipais e estaduais.

Segundo o coordenador do CAPS, Weber Marra, a ideia é capacitar os servidores para saberem identificar possíveis casos de comportamento suicida ou de automotilação nas escolas, nas Unidade Básicas de Saúde (UBS) e na comunidade.

“É muito importante essa capacitação e conscientização dos profissionais que lidam diretamente com esse "público", ter o mínimo de conhecimento e sensibilidade, para que possam atuar, principalmente, no que diz respeito a prevenção dos casos e na eficácia dos atendimentos”, afirmou.

Mais informações sobre a campanha do setembro amarelo podem ser esclarecidas no telefone (38) 3615-2658 ou no endereço Rua Conselheiro Saraiva, 658 B, bairro JK.

Data de publicação: 17/09/2018

Créditos: Andreza Lima