RSS Manga - MG Notícias de Manga/MG Thu, 18 Apr 2024 21:04:40 -0300 Thu, 18 Apr 2024 21:04:40 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.manga.mg.gov.br/rss DIA D” CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA GRIPE/INFLUENZA Thu, 11 Apr 2024 09:42:16 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1452/?dia-d--campanha-de-vacinacao-da-gripeinfluenza.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1452/?dia-d--campanha-de-vacinacao-da-gripeinfluenza.html
O objetivo é proteger nossa população antes do aumento da circulação do vírus, que costuma ocorrer no outono e no inverno.

A vacina é segura e reduz complicações graves, internações e até mesmo óbitos, principalmente em grupos de alto risco. Por isso, é essencial que o público-alvo compareça aos postos para receber a dose.

O Dia D será realizado em todos os postos de saúde, das 8 às 14 horas. Procure a unidade mais próxima e vacine-se! Não perca essa oportunidade de se proteger e proteger quem você ama.

🎯 PÚBLICOS

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
* Trabalhadores da Saúde
* Gestantes
* Puérperas
* Idosos com 60 anos ou mais
* Professores
* Pessoas em situação de rua
* População quilombola
* Profissionais das forças de segurança e de salvamento
* Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
* Pessoas com deficiência permanente
* Caminhoneiros
* Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
* Trabalhadores portuários
* Funcionários do sistema de privação de liberdade

Faça sua parte, vacine-se!

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!
.
.
.
#MangaMaisFeliz #VacinaçãoContraGripe #Saúde #Manga #prevenção]]>
DIA DA CANTINEIRA/MERENDEIRA ESCOLAR Thu, 11 Apr 2024 09:31:01 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1451/?dia-da-cantineiramerendeira-escolar.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1451/?dia-da-cantineiramerendeira-escolar.html

Nossas queridas "Tias" - como são carinhosamente chamadas por todos os alunos - vão além do trabalho. Elas deixam memórias marcantes em todos os sentidos: o cheirinho maravilhoso, o sabor incomparável dos alimentos que produzem, que conquistam o carinho de todos.

O evento, realizado no Salão de Reuniões da prefeitura, contou com a presença do Secretário Eduardo Rodrigues, da subsecretária Cláudia Salles, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do nosso prefeito Anastácio Guedes que ressaltou a importância dessas profissionais e colocou-se à disposição de todos.

Além disso, iniciamos a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional com o tema: "Além da cozinha; o papel da merendeira como educadora". É um reconhecimento do papel fundamental que essas mulheres desempenham na formação e educação dos nossos estudantes.

Não poderíamos deixar de homenagear a saudosa Sônia Farias Nunes (in memorian), que como cantineira escolar, dedicou-se integralmente para nutrir, cuidar e educar. Seu legado permanece vivo em nossos corações.

Parabéns a todas as cantineiras/merendeiras escolares pelo trabalho excepcional que realizam diariamente!

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!
.
.
.
.
#DiadaCantineira #MerendeiraEscolar #EducaçãoAlimentar #Gratidão]]>
2 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO Tue, 02 Apr 2024 15:30:30 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1450/?2-de-abril---dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1450/?2-de-abril---dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo.html
No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a data foi definida em 2007 pela Organização das Nações Unidas – ONU, e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é uma alteração no desenvolvimento neurológico que se inicia na infância e é caracterizado por dificuldades de comunicação e padrões de comportamentos, interesses e atividades que tendem a ser restritos e repetitivos.

Pessoas com Autismo tendem a manter pouco contato visual ao conversar e ter dificuldade para interagir ou compreender gestos, por exemplo. Além disso, também podem se interessar excessivamente por temas específicos ou apresentar dificuldade para se adaptar a mudanças na rotina.

Infelizmente a desinformação ainda alimenta muitos preconceitos. É por isso que, ao longo do mês de abril, entidades em todo o mundo buscam fomentar a discussão sobre o tema, que está mais próximo de todos do que muitos imaginam.

Compreender o que é o Autismo é um ponto para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!
.
.
.
#prefeiturademanga #mangamaisfeliz #saúde #abrilazul #autismo #conscientização #maisinformação #menospreconceito]]>
Dia da mulher no Cras Tue, 02 Apr 2024 15:25:45 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1449/?dia-da-mulher-no-cras.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1449/?dia-da-mulher-no-cras.html O encerramento das ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher, foi a equipe do CRAS na sede do nosso município, onde promoveu a conscientização e o diálogo sobre os avanços e desafios dos direitos das mulheres brasileiras.

Foi realizada inspiradoras rodas de conversa, refletindo sobre os direitos sociais, políticos, individuais e coletivos.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para esse evento com o intuito de fortalecer a presença da mulher em nossa sociedade!

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!
.
.
.
#DiaInternacionalDaMulher #CRASVolante #Mulheres]]>
2ª Edição do Plantio Intermunicipal Simultâneo de Mudas/CODANORTE Tue, 02 Apr 2024 15:16:33 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1448/?2a-edicao-do-plantio-intermunicipal-simultaneo-de-mudascodanorte.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1448/?2a-edicao-do-plantio-intermunicipal-simultaneo-de-mudascodanorte.html A Prefeitura Municipal de Manga por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente participou na última semana da 2ª Edição do Plantio Intermunicipal Simultâneo de Mudas/CODANORTE com os alunos do 5º ano das Escolas Municipais: Professora Dona Mosa e Padre Ricardo Tritschelr - Caic participantes do Programa Estadual de Educação Ambiental Jovens Mineiros Sustentáveis.

Foram plantadas 64 mudas de ipê na Avenida Doutor Renato Costa Franco.

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!]]>
MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE Thu, 21 Mar 2024 15:25:41 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1446/?mutirao-de-combate-a-dengue.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1446/?mutirao-de-combate-a-dengue.html
Traga seus recipientes e evite o acúmulo de água, ajudando a combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue!
E tem mais: moradores que trouxerem materiais inservíveis, que são potenciais criadouros do mosquito, ganharão uma muda de planta! Troque o seu inservível por uma muda e contribua para um ambiente mais saudável!

📅 Quando: Dia 23 de março, sábado
📍 Onde: Na feirinha da Agricultura Familiar
🕖 Horário: Das 7h às 10h

Junte-se a nós nessa causa! Sua participação faz toda a diferença na prevenção da dengue.

Contamos com você!

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!]]>
Feira Cultural Wed, 20 Mar 2024 16:21:27 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1445/?feira-cultural.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1445/?feira-cultural.html É com grande alegria que anunciamos mais uma edição da Feira Cultura e Arte, a partir das 19 horas.

A Feira tem encantado a todos com sua variedade de comidas, bebidas, artesanato, plantas e apresentações culturais de artistas.

E para abrilhantar ainda mais essa noite, teremos o cantor Voninho Silva! 

Traga toda a família e venha se divertir conosco! 

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!

]]>
SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA Wed, 20 Mar 2024 16:08:46 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1444/?semana-municipal-da-agua.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1444/?semana-municipal-da-agua.html
Sob o tema "Rios de Manga - Rio Japoré", a Escola Municipal Professora Dona Mosa e Escola Estadual Brejo do São Caetano, para um dia repleto de atividades em prol da conscientização ambiental.

Nossos alunos foram os protagonistas de uma roda de conversa inspiradora sobre o Rio Japoré e a importância de preservar nossos rios.

Além disso, realizamos um mutirão de limpeza para revitalizar as margens do rio, mostrando que a ação coletiva faz toda a diferença.

E como parte do nosso compromisso com a natureza, também realizamos o plantio de árvores, contribuindo para a restauração ecológica de nossa região.

Para encerrar o dia com chave de ouro, tivemos uma apresentação cultural emocionante do Grupo Rouxinol da Madrugada, que trouxe a riqueza da cultura das comunidades que vivem às margens do Rio Japoré.

Agradecemos a todos os envolvidos por fazerem desta abertura da Semana Municipal da Água um momento tão especial e significativo.

Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável para Manga e para o nosso planeta!

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!]]>
DIA “D” MARÇO LILÁS Wed, 20 Mar 2024 15:47:19 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1443/?dia-d-marco-lilas.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1443/?dia-d-marco-lilas.html
No dia 22 de Março, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do nosso município, estaremos dedicando um dia especial à prevenção do Câncer de Colo do Útero. É hora de cuidar da sua saúde e se prevenir!

Venha fazer o seu exame de Prevenção de Câncer de Colo do Útero e proteja-se contra essa doença. Esta é a primeira vez que estaremos oferecendo o exame marcador tumoral CA 125, um procedimento fundamental para detectar o câncer de ovário.

Além disso, as primeiras dez mulheres com o exame preventivo atrasado há mais de 3 anos e que realizarem o exame preventivo serão contempladas com um lindo brinde! E não para por aí, haverá também o sorteio de uma cesta recheada de surpresas para todas participantes.

Não perca essa chance de cuidar de você! Junte-se a nós neste mês dedicado à sua saúde.

Contamos com a sua presença!

Prefeitura de Manga. Administração Manga Mais Feliz!]]>
DISTRIBUIÇÃO LEITE Mon, 11 Mar 2024 16:42:35 -0300 https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1442/?distribuicao-leite.html https://www.manga.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1442/?distribuicao-leite.html
A Prefeitura de Manga por meio do Prefeito Anastácio Guedes Saraiva juntamente com Secretaria Municipal de Assistência Social, convida você beneficiário aprovado no cadastro do leite para participar da solenidade de 1ª Entrega do Leite em nosso município.
Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV
Horário: 09 horas
Data: Terça-feira, 12 de Março.
Os cadastrados deverão levar RG, CPF e NIS.
Confira a lista dos aprovados disponíveis nos PSF’s, quadro de avisos da Prefeitura, Secretarias de Assistência Social e Saúde ou no site da Prefeitura de Manga.
LINK LISTA: https://manga.mg.gov.br/uploads/norma/20035/Benefciario_total_do_PAA_leite_2024_1.pdf
.
.
.
.
]]>